Serviço

Matrícula - Graduação

Matrícula inicial de ingressantes em cursos de Graduação

DEFINIÇÃO: Matrícula é o ato que vincula oficialmente o estudante à UFU por meio de componentes curriculares.

INGRESSO:

O ingresso nos cursos de graduação da UFU é feito por uma das formas abaixo, sendo a matrícula uma atribuição da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), por meio da Diretoria de Administração e Controle Acadêmico (DIRAC):

I - Processos seletivos para preenchimento de vagas iniciais: SiSU, Música/ENEM e Vestibular;

II - Portador de Diploma de Curso Superior; 

III - Transferência Facultativa; 

IV - Acordo institucional (mobilidade nacional e internacional - de outras IES para UFU);

V - Transferência ex offício; e

VI - outra forma aprovada pelo CONGRAD.

Para atualização e ampliação de conhecimentos será permitida a matrícula como  Estudante Especial a portadores de diploma de curso de graduação e a estudantes de cursos de graduação, com vínculo em outra instituição de ensino superior (IES), mediante existência de vagas e aprovação em processo seletivo próprio, realizado pelo Colegiado do Curso que oferta o(s) componente(s) curricular(es) de interesse do estudante. A matrícula como Estudante Especial não caracteriza vínculo com a UFU, para qualquer efeito.

Revalidação de Diplomas de Graduação obtidos no Exterior: Caso seja necessária a complementação de estudos para a revalidação do diploma obtido no exterior, o requerente será matriculado na UFU como Estudante Especial da Graduação em componentes curriculares indicados pela Comissão Examinadora. Para informações sobre a solicitação da revalidação de diploma na UFU, acesse https://www.prograd.ufu.br/servicos/revalidacao-de-diplomas-de-graduacao-obtidos-no-exterior. Para informações de matrícula acesse a página Estudante Especial: https://prograd.ufu.br/servicos/matricula-estudante-especial.


PROCESSO SELETIVO E MATRÍCULA INICIAL:

1. Transferência ex offício, Acordo Institucional, Estudante Especial:

Para informações de ingresso clique no ingresso de seu interesse: Transferência ex offício, Acordo institucionalEstudante especial.

 

2. SiSU, Música/ENEM, Vestibular, Portador de diploma de Curso Superior e Transferência Facultativa, e outros: 

  • Processo seletivo: 
    Os processos seletivos deste item são regulamentados por editais específicos, sendo a sua realização atribuição da Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD, por meio da Diretoria de Processos Seletivos - DIRPS. Para informações sobre editais, inscrição, provas e classificação final, acesse o sitio da DIRPS: www.portalselecao.ufu.br. Dúvidas sobre o processo de seleção devem ser encaminhadas à DIRPS para o e-mail atendimento@dirps.ufu.br, ou pela opção "Atendimento" na barra superior da página da Diretoria.
    Observação: o processo seletivo SiSU possui inscrição e seleção realizados pelo MEC e esse repassa à UFU a lista de aprovados na chamada regular e a lista de candidatos classificados em lista de espera, para que sejam realizadas as convocações de matrícula. Outras informações podem ser obtidas na página https://acessounico.mec.gov.br/sisu, e ainda, na página da Diretoria de Processos Seletivos - DIRPS.
  • Matrícula:
    A matrícula inicial dos candidatos convocados é realizada pelo Setor de Matrícula, com auxílio da PROGRAD dos campi de Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas, para os cursos destas cidades. Estes setores realizam as análises da documentação exigida para a matrícula (documentação pessoal e de escolaridade). 
  • As modalidades de Reserva de Vagas (cotas) que exigem a comprovação de renda, autodeclaração de preto/pardo/indígena (PPI), autodeclaração de quilombola (Q) e, pessoa com deficiência (PCD), bem como a modalidade de Vaga adicional (REF), destinada a pessoas em situação de refúgio ou similar, possuem editais específicos, sendo disponibilizados tanto na página da DIRPS (www.portalselecao.ufu.br) quanto no Portal PSG (https://www.portal.prograd.ufu.br). As análises dos critérios de renda, PPI, Q, PCD e REF são realizadas por comissões específicas da PROGRAD, sob a responsabilidade da Diretoria de Processos Seletivos.Outras informações sobre cotas podem ser obtidas na página: www.prograd.ufu.br/cotas.
  • Concluídas todas a análise dos documentos de matrícula e, observado o resultado das análises das cotas de Reserva de Vagas e da Vaga adicional, o Setor de Matrícula defere e/ou indefere a Solicitação de Matrícula do candidato, e efetiva a matrícula de candidatos com solicitação de matrícula deferida.
  • Todas as etapas de matrícula são realizadas, exclusivamente pela internet, por meio do Portal de Serviços da Graduação - Portal PSG, conforme prazos e procedimentos definidos em edital e calendário de matrícula.
  • Os editais e calendário de matrícula, listas de convocados/aprovados para a matrícula, lista de convocados para a manifestação de interesse (exclusivo para o SiSU) e outras informações pertinentes à matrícula são disponibilizados no Portal PSGwww.portal.prograd.ufu.br.

 

3. Informações importantes!

1. O Setor de Matrícula recomenda que TODO candidato classificado em lista de espera dos processos seletivos de que trata o item 2 deixem organizados ANTES da convocação de matrícula, todos os documentos exigidos nos editais de matrícula e de cotas e vaga adicional, para que não haja risco da não apresentação de algum documento exigido que acarrete a perda da vaga, nos termos do Edital de Procedimentos de Matrícula.

2. Os ingressantes pelos processos SiSU, Música/ENEM e Vestibular são matriculados automaticamente pela DIRAC, em componentes curriculares do 1º período do curso. Para quaisquer ajustes nestes componentes ou informações aula e atividades do curso, o estudante ingressante deverá procurar a Coordenação do seu curso. A página do curso poderá ser acessada, clicando no nome do curso em https://www.ufu.br/graduacao.

3. Os ingressantes pelos processos de Vagas Ociosas: Portador de Diploma de Curso Superior e Transferência Facultativa, imediatamente após a liberação do status "Matriculado" no Portal PSG, deverão procurar a Coordenação do curso para que seja efetivada a matrícula em componentes curriculares a serem cursados no semestre de ingresso. Para orientações de pedido de equivalência de componentes curriculares já cursados com aprovação, o edital de matrícula do processo seletivo deverá ser consultado. Para conhecer as formas de contato com a Coordenação acesse a página do curso, clicando no nome do curso em https://www.ufu.br/graduacao.

4. Somente é permitida a frequência às aulas e demais atividades do curso, após a efetivação da matrícula pelo Setor de Matrícula, equivalente à liberação do status "Matriculado" no Portal PSG para os cursos do item 2, observada a data do início do semestre/ano letivo no Calendário Acadêmico. Dúvidas ou informações sobre aulas e demais atividades do curso devem ser direcionadas à Coordenação do curso. O Setor de Matrícula não fornece essas informações em razão das especificidades de cada curso.

5. O estudante ingressante, que durante os 10 (dez) primeiros dias letivos, deixar de frequentar, sem justificativa, no mínimo, 75% da carga horária total dos componentes curriculares nos quais estiver matriculado, ou de outras atividades acadêmicas promovidas pelo curso, perderá o vínculo com a UFU e será convocado para matrícula o candidato imediatamente subsequente na lista de classificação, respeitado Calendário de Matrícula.

6. Para efeito de contagem dos 75% de frequência durante os 10 (dez) primeiros dias letivos será considerada a data de ingresso presente no histórico escolar da UFU, e disponível no Portal do Estudante.

7. A identidade acadêmica deverá ser solicitada pelo estudante ingressante, no Portal do Estudante, seguindo as orientações disponíveis no próprio portal. Quaisquer dúvidas referentes à identidade acadêmica deverão ser direcionadas ao setor de Atendimento ao Aluno.

 

ATENÇÃO!

Vacinação COVID-19: Conforme Portaria REITO Nº 287, de 03 de março de 2022, para a realização de atividades presenciais o estudante deverá apresentar, obrigatoriamente, seu comprovante de vacinação, demonstrando que tomou, pelo menos, duas doses ou dose única do esquema vacinal (versão obtida do Conect-SUS ou cópia do certificado em papel ou documento semelhante) ou atestado médico que demonstre ser contraindicada a vacinação para ele. 

 

4. Dúvidas sobre matrícula de ingressantes e cotas (renda/PPI/Q/PCD): acesse a página de PERGUNTAS FREQUENTES.

Caso a sua dúvida não esteja contemplada nesta página, envie um e-mail com a sua dúvida detalhada, contendo ainda seus dados (nome, curso e processo seletivo que foi aprovado), escrevendo no campo Assunto, onde está a sua dúvida (exemplo: manifestação de interesse, solicitação de matrícula, renda, PPI, Q, PCD, vaga adicional-refugiado ou similar, documentação de matrícula: pessoal / escolaridade, pendência), para:

 

ESTUDANTES VETERANOS - RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA (a partir do 2º período do ingresso):

A renovação da matrícula é obrigatória a cada período letivo, sendo de inteira responsabilidade do estudante, devendo ser realizada pelo Portal do Estudante (www.portalestudante.ufu.br), dentro do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico da Graduação. (O estudante ingressante não precisa solicitar matrícula no portal do estudante, no semestre do seu ingresso na UFU, conforme informações anteriores nesta página.)
O ajuste de matrícula, se necessário, deverá ser feito junto à Coordenação do curso do estudante, no período previsto no Calendário Acadêmico.

O estudante veterano que não renovou sua matrícula nos dias previstos conforme acima, poderá solicitar matrícula extemporânea pelo Portal do Estudante, no prazo definido em Calendário Acadêmico, em em Solicitação >> Solicitações Gerais >> Matrícula extemporânea.

Dúvidas sobre renovação de matrícula devem ser direcionadas à Coordenação do curso do estudante. Para informações de contato com as coordenações, clique no nome do curso na página www.ufu.br/graduacao.

 

Você ainda poderá ter interesse em:

o Calendário Acadêmico da Graduação

o Catálogo de cursos de graduação ofertados

o Guia Acadêmico UFU 

o UFU - Estudante (informações diversas) 

o Pró-reitoria de Assistência Estudantil (auxílios, restaurantes universitários, moradia estudantil, outros) 

o Escola Técnica de Saúde (ESTES) 

o Lei de Cotas para o Ensino Superior - MEC

Legislações


Responsável

34 3291-8938
Avenida João Naves de Ávila, 2.121 - Bloco 3P - Sala(s) s/n - Bairro Santa Mônica
Campus Santa Mônica - Uberlândia-MG - CEP 38400-902
Complemento: 
Térreo
Horário de atendimento: 
Segunda a sexta das 8:30 às 12h / 13h às 17:30

34 3291-8934
Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bloco 3P - Sala(s) s/n - Bairro Santa Mônica
Campus Santa Mônica - Uberlândia-MG - CEP 38400-902
Referências: 
Prédio da Reitoria
Complemento: 
Térreo
Horário de atendimento: 
Segunda a sexta das 8h às 11h / 13h às 17h

34 3291-8959
Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bloco 3P - Sala(s) Térreo
Campus Santa Mônica - Uberlândia-MG - CEP 38400-902
Referências: 
Prédio da Reitoria
Horário de atendimento: 
Segunda a sexta das 8h às 11h / 13h às 17h