Expedição e Registro de Diploma
Na Universidade Federal de Uberlândia a expedição do diploma é realizada pela equipe de Emissão de Documentos, no Setor de Assuntos Educacionais – SEAED e o registro é efetuado pela Divisão de Registro – DIREG.
Cabe ao SEAED a análise do cumprimento dos pré requisitos para conclusão do curso e da documentação necessária para colação de grau, é também atribuição desse setor a posterior montagem do processo para registro do diploma e a expedição do documento.
À DIREG cabe a avaliação final do processo e o registro do diploma.
Na Divisão de Registro são feitos os registros de todos os diplomas de graduação e pós graduação Stricto Sensu emitidos pela UFU e os registros de Reconhecimentos de Diplomas Estrangeiros.
Para registro dos diplomas emitidos pela UFU, o Seaed envia a documentação através do Sistema de Gestão - SG para a DIREG, que faz a analise e conferência gerando então o registro do diploma.
O apostilamento em diplomas já registrados na UFU também é realizado pela DIREG.
Além dos registros dos diplomas a DIREG presta informações de autenticidade e veracidade de diplomas, certificados e históricos emitidos e registrados na UFU, para as entidades de classe, empresas autorizadas para seleção de funcionários, Instituições de Ensino Superior, Exército, Polícia Militar e Polícia Civil, Instituições Públicas em geral, como Prefeituras Municipais, Secretarias Estaduais.
Casei e alterei meu nome. Como fazer para alterar no cadastro e no diploma?
No Portal, acesse: Solicitação > Solicitações Gerais > Alteração de dados cadastrais. Anexar a Certidão de casamento.
Ex-aluno: Caso seu diploma já tenha sido registrado, deverá solicitar o apostilamento do nome atual para dinfa.dirac@prograd.ufu.br,sendo necessário encaminhar a via física do diploma.
Como atestar a veracidade e autenticidade do diploma físico?
Fazer a solicitação por e-mail para direg@ufu.br, anexando cópia do diploma.
Como saber se meu diploma está pronto (registrado)?
Você será informado por e-mail. Se necessário entre em contato com o atendimento ao aluno pelo e-mail: dinfa.dirac@prograd.ufu.br.
Depois de registrado, a UFU envia o diploma para o meu endereço?
Por questões de segurança, a UFU não envia diplomas originais por correio nem por e-mail.
Já formei e ainda não peguei meu diploma. É fornecido algum certificado com validação eletrônica?
Sim. A solicitação é realizada por e-mail para seaed@prograd.ufu.br. Anexar: RG.
Meu diploma ainda não está pronto e estou com urgência no registro. O que fazer?
Envie e-mail para seaed@prograd.ufu.br que iremos verificar se há alguma pendência para o registro. Anexar: justificativa da urgência e RG
Meu diploma já foi registrado e tenho urgência para retirá-lo. O que fazer?
A retirada é realizada no Setor de Atendimento ao Aluno, Bloco 3 P - Térreo -Santa Mônica. O Setor funciona de segunda a sexta das 8h às 17h. Não é necessário agendamento.
O diploma de graduação é feito automaticamente após a colação de grau?
Sim. A documentação do aluno deve estar correta e sem pendência documental ou acadêmica.
Alguém pode retirar o diploma por mim?
Sim, desde que autorizado pelo(a) Titular por meio de uma procuração simples. Para retirar o diploma o(a) procurador(a) deve levar:
- Procuração simples impressa (não precisa autenticar no cartório) assinada e datada pelo titular do diploma;
- Cópia impressa do documento com foto (do titular do diploma) - frente e verso.
- Documento de identificação original do procurador, com foto. Este documento deverá ser apresentado para averiguação da procuração.
34 3291-897334 3232-9329
34 3291-897634 3291-897734 3291-897834 3291-8979