Expedição de Documentos
O Setor de Assuntos Educacionais - SEAED, trata apenas dos assuntos relacionados aos alunos dos cursos de Graduação e pós Graduação Stricto Sensu. Entre as atribuições do Setor estão incluídas a expedição de documentos acadêmicos como históricos escolares, certificados de conclusão de curso, declarações, atestados, diplomas, apostilamentos e outros.
Cabe também a esse setor, o processamento das transferências, desistências oficiais, bem como a alteração, atualização de dados cadastrais dos discentes, além de prestar informações e esclarecimentos quanto às questões pertinentes à situação acadêmica do discente, respeitando a lei de sigilo de dados – Lei nº 12.527/2011.
1- As solicitações de documentos devem ser efetuadas pelo próprio aluno, ou ex-aluno, EXCLUSIVAMENTE por meio dos canais oficiais a saber: Portal do estudante, para alunos com vínculo e e-mail do setor, para ex-alunos.
2- O prazo de resposta às solicitações de documentos é de até 5 dias uteis.
3- As solicitações de alteração de dados cadastrais, devem vir acompanhadas do documento que justifica a alteração. Os dados pessoais, são alterados, somente mediante apresentação da certidão de registro civil.
4- As solicitações de transferência e desistência dos alunos da Graduação, são recebidas exclusivamente pelo Portal do Estudante e uma vez processadas o aluno perde o vínculo com a instituição, portanto seguem algumas informações importantes:
4.1- Se você foi aprovado em processo seletivo de transferência, antes de solicitar a transferência certifique-se de efetuar sua matrícula na outra instituição. Caso esteja matriculado em algum componente curricular, na UFU no semestre corrente, o mesmo será excluído do histórico. Caso queira aproveitar as disciplinas, aguarde o encerramento do semestre e o lançamento de notas.
4.2- Antes de solicitar a desistência certifique-se de que não há a possibilidade de trancamento geral com manutenção de vínculo. Caso esteja matriculado em algum componente curricular, no semestre corrente, o mesmo será excluído do histórico. Caso queira aproveitar as disciplinas, aguarde o encerramento do semestre e o lançamento de notas.
5- A Universidade não compartilha dados de alunos com terceiros.
Como está sendo feito o atendimento na DIRAC durante a pandemia?
O atendimento está sendo realizado por e-mail ou, caso necessário, via agendamento presencial. Você encontra os e-mails na página de cada setor.
Aluno com vínculo tem qual meio para fazer suas solicitações?
Via Portal do Estudante. No Portal, acesse: Solicitação> Solicitações Gerais.
Escolha a opção desejada e verifique a necessidade de anexar documentos.
Sou aluno com vínculo e preciso de um atestado de matrícula com validação eletrônica?
Aluno com vínculo tem acesso ao atestado de matrícula no Portal do Estudante.
No Portal, acesse: Relatórios > Atestado de Matrícula – Validável.
Ex-aluno tem qual meio para fazer suas solicitações?
O atendimento é realizado somente via e-mail: seaed@prograd.ufu.br. Anexar RG, porém para ementa de disciplina, 2ª via de diploma ou retirada de diploma o atendimento presencial deve ser agendado no e-mail: dinfa.dirac@prograd.ufu.br
Já formei e ainda não peguei meu diploma. É fornecido algum certificado com validação eletrônica?
Sim. A solicitação é realizada por e-mail para seaed@prograd.ufu.br. Anexar: RG.
Alguém pode retirar o diploma por mim?
Sim, desde que autorizado pelo(a) Titular por meio de uma procuração simples. Para retirar o diploma o(a) procurador(a) deve levar:
- Procuração simples impressa (não precisa autenticar no cartório) assinada e datada pelo titular do diploma;
- Cópia impressa do documento com foto (do titular do diploma) - frente e verso.
- Documento de identificação original do procurador, com foto. Este documento deverá ser apresentado para averiguação da procuração.
Como solicitar meu histórico escolar com validação eletrônica?
Atenção: Aluno com vínculo deve utilizar o Portal do Estudante para fazer suas requisições. No Portal, acesse a aba relatórios e ecolha a opção Histórico escolar validável.
Se você não tem vínculo, sua solicitação deve ser encaminhada para o e-mail seaed@prograd.ufu.br.
Se está solicitando algum documento acadêmico ou algum dado pessoal, informamos que as respostas serão encaminhadas para o e-mail cadastrado em nossa base de dados.
Qual o prazo para eu receber os documentos acadêmicos no meu e-mail?
Em média 5 dias úteis, podendo ser estendido caso demande desarquivamento da pasta do aluno no arquivo central.
Qual o prazo para registro do diploma da graduação?
O prazo é de até 120 dias, após a colação de grau.
Casei e alterei meu nome. Como fazer para alterar no cadastro e no diploma?
No Portal, acesse: Solicitação > Solicitações Gerais > Alteração de dados cadastrais. Anexar a Certidão de casamento.
Ex-aluno: Caso seu diploma já tenha sido registrado, deverá solicitar o apostilamento do nome atual para dinfa.dirac@prograd.ufu.br,sendo necessário encaminhar a via física do diploma.
Há um erro no cadastro dos meus dados pessoais. O que fazer?
No Portal, acesse: Solicitação > Solicitações Gerais > Alteração de dados cadastrais. Anexar a Certidão de nascimento/casamento.
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